Dicas Canadá

Intercâmbio para o Canadá na terceira idade

Esqueça aquela história de “estou velho demais para isso” – nunca é tarde para aprender algo novo e ter experiências incríveis, inclusive aquele intercâmbio para o Canadá que você sempre sonhou.

A busca por intercâmbio na terceira idade tem sido cada vez maior nos últimos anos: Conforme a Brazilian Educational & Travel Association (Belta), o número de intercambistas com mais de 50 anos aumenta cerca de 20% ao ano, e o Canadá está no topo da lista de destinos de intercâmbio.

Motivos não faltam: Conhecer novos lugares, aprimorar o inglês, conviver e aprender com os mais jovens, ou simplesmente viver uma sonhada experiência internacional.

Pela crescente demanda, pacotes personalizados de intercâmbio para a terceira idade têm sido cada vez mais comuns. Com a Canucks, pode ter certeza que estará em boas mãos!


Escolhendo o seu curso. 

Estudando na terceira idade

A maioria dos intercambistas de terceira idade preferem programas de curta duração, entre 1 e 3 meses – mas se você pretende ficar mais tempo do que isso, não se preocupe! Só é necessário atenção na questão do visto: Se seu curso for de até 24 semanas, não será preciso um visto de estudante – um eTA ou visto de turista são suficientes. Agora, se o período do curso for maior do que 24 semanas, você deve aplicar para um visto de estudante. O processo é um pouco diferente, mas a gente está aqui para te ajudar em todas as etapas!

Mas como é um curso de inglês para quem tem mais de 50 anos?

Não fique nervoso – não importa a idade, todos ali estão aprendendo! As aulas são dinâmicas e específicas para intercambistas tentando aprender uma nova língua. E a maioria das turmas nas escolas de inglês são pequenas, com 10 a 15 alunos, assim, você tem uma ótima chance de socialização e interação.

E mais: A maioria das escolas que oferecem cursos de inglês também incluem em sua programação atividades em grupo e passeios aos principais pontos turísticos da sua região de escolha, como parques, museus, e centro históricos.




Cuidados na preparação de viagem


Cuidados ao viajar

Já falamos, e repetimos: Você não está velho demais para nada! Contudo, é preciso ter alguns cuidados especiais ao planejar o seu intercâmbio no Canadá. 

Deixe sua carteira de vacinação em dia.
Garanta um seguro viagem de qualidade – fique atento à cobertura!
Se você faz uso de algum remédio de forma contínua, leve com você a quantidade suficiente para o período de seu intercâmbio no Canadá, assim como a receita em inglês. E leve a receita em sua mala de mão, já que para entrar em determinados países é necessário apresentá-la.

 


No avião:

Use roupas confortáveis.
Movimente-se! A Organização Mundial de Saúde recomenda que passageiros em vôos com mais de 4 horas de duração procurem alongar-se de tempos em tempos e mantenham-se hidratados para diminuir os riscos de trombose, principalmente nas pernas.


Chegando na Cidade:

Se familiarize com a infraestrutura do local em que vai morar e estudar, como a facilidade de locomoção, transporte público, amenidades da região.
Cuidado na hora de experimentar: Testar coisas novas, especialmente a culinária, é uma ótima maneira de entrar no clima canadense, mas tenha atenção para não exagerar em alimentos que são muito diferentes à sua dieta habitual.


Moradia

Morando no Canadá
Ao fazer um intercâmbio para o Canadá, você tem algumas opções de moradia: Homestay, casa estudantil, ou alugar um lugar por conta.


Homestay

Homestay, ou casa de família, é exatamente o que o nome diz. Você terá um quarto – privado ou não – na residência de uma família, que pode ser nativa canadense ou imigrante. Quem faz a colocação de homestay ideal para cada aluno, normalmente é a própria agência de intercâmbio ou a escola que irá estudar. 


Vantagens

Geralmente os pacotes com a homestay incluem de 2 a 3 refeições por dia.
Viver com residentes do país auxilia o aluno a se inserir na cultura canadense.
É uma ótima maneira de praticar o inglês.

Desvantagens
Se você é uma pessoa que preza muito pela privacidade, talvez morar com pessoas (inicialmente) desconhecidas pode ser um desafio.
Você que terá que se adaptar aos costumes e manias da família, e não o contrário. 


Ter o próprio espaço.

Você tem toda a liberdade de alugar um lugar só para você – shorts terms, como airbnb’s, se o seu curso foi curto, ou até um apartamento ou casa se for ficar mais tempo no Canadá.


Vantagens

Privacidade
Liberdade


Desvantagens

Maior custo, principalmente nas grandes cidades como Toronto e Vancouver.
Normalmente, os contratos têm duração mínima de 1 ano.


Residência Estudantil

Moradia oferecida normalmente pela própria escola ou agência. Costumam ser casas inteiras que possuem quartos compartilhados entre alunos.

Vantagens
Convivência com demais estudantes.
Menor custo.
Normalmente são localizadas próximo da escola.

Desvantagens
Falta de privacidade.
Você não escolhe seus colegas de quarto.
Não tem alimentação inclusa.


A experiência

Na sala de aula, é hora de ensinar e aprender. Você encontrará pessoas de diversas idades e culturas – procure estender a socialização para além da sala de aula! Também é importante viver a experiência canadense: saia da sua zona de conforto, visite restaurantes, teatros e atrações locais e converse com os nativos! Os canadenses são conhecidos por serem muito receptivos e educados, então aproveite!

Se você está pronto para embarcar nessa experiência, entre em contato com a Canucks – garantimos o melhor planejamento de intercâmbio para você!