Dicas Canadá

Post Graduation Work Permit (PGWP) – O que é, como solicitar, e quem tem direito.

Você está para finalizar seu período de estudos no Canadá, mas gostou tanto daqui que quer ficar por mais tempo? Nós entendemos completamente – e por isso mesmo trouxemos algumas informações sobre o PGWP. Você conhece esse tipo de permissão? Confira se você é elegível, como aplicar, e muito mais.

O que é PGWP?


PGWP significa Post Graduation Work Permit, e nada mais é do que uma permissão de trabalho de 8 meses a 3 anos (dependendo da duração dos seus estudos), para estudantes internacionais após a conclusão do curso. É uma ótima oportunidade para se colocar em sua área em um período integral, além da oportunidade de permanecer no país e dar continuidade à sua experiência canadense.

Mas calma, antes de fazer seus planos, saiba que há regras e requisitos a serem cumpridos – explicaremos tudo a seguir.

Quem pode aplicar?


Não são todos os cursos e faculdades que dão direito ao PGWP – existe uma série de requisitos. 

Para poder fazer a aplicação para o Post Graduation Work Permit, você deverá ter concluído um curso com as seguintes características:

– Full time.
– Mínimo de oito meses de duração.
– Faculdade pública, ou privada com fundos públicos (em nível de degree ou masters).
– A faculdade deve estar na lista de Designated Learning Institution (DLI). Você pode checar essa lista no site oficial do governo canadense.

Você NÃO é elegível ao PGWP se:

– Já recebeu um PGWP anteriormente.
– Ter realizado a maior parte do seu curso à distância.
– Se o seu curso foi de aprimoramento de língua estrangeira (inglês ou francês).
– A sua permissão de estudos não for mais válida.

Quando aplicar?


O prazo de aplicação é de até 180 dias contados a partir da data do recebimento da sua carta de conclusão ou transcript – mas você pode pedir o PGWP assim que receber o certificado de conclusão da sua instituição de ensino.

Posso continuar trabalhando depois que termino meu curso, mesmo ainda não tendo o certificado de conclusão?

Trabalhando no PGWP

Enquanto a sua permissão de estudos for válida, você ainda terá direito de trabalhar as suas 20 horas por semana – e apenas isso – nada de ultrapassar esse limite!

Após o recebimento do seu certificado de conclusão, o direito a trabalhar é automaticamente suspenso. Porém, assim que você solicitar o seu Post Graduation Work Permit, você se estará no chamado implied status (permissão do governo para que o indivíduo mantenha seu status legal no Canadá enquanto a decisão da aplicação de extensão/mudança de vista está sendo processada), e aí sim, poderá trabalhar full time, ou seja, 40 horas por semana.

Por quanto tempo ele é válido?


A validade do PGWP depende da duração do seu curso: Se ele for de 8 meses a um ano, o PGWP será equivalente ao seu tempo de estudos. Agora, se o seu curso foi de 2 anos ou mais, o seu Post Graduation Work Permit terá uma duração de 3 anos (tempo máximo de validade).

Contudo, é importante notar que a decisão final sobre a aplicação e a validade do seu PGWP,  fica inteiramente na responsabilidade do oficial de imigração avaliando o seu caso.

Se eu for casado/a, meu cônjuge também tem alguns direitos?


PGWP e Conjuge

O cônjuge (casado ou em união estável por mais de um ano) poderá solicitar a extensão somente se o estudante (aplicante do PGWP), no momento da aplicação, tiver uma proposta de trabalho que se encaixe dentro dos NOCs de categoria 0, A ou B (para saber mais sobre NOCs e suas categorias, você pode checar nosso vídeo no canal do youtube da e-Visa). Atenção: não estamos falando de uma empresa que patrocine o estudante ou um processo que envolva um LMIA (Labour Market Impact Assessment) , mas somente uma prova de contrato. O aplicante ainda precisará apresentar 03 pay stubs (contra cheques) como comprovação.

Na falta deste contrato, as opções do cônjuge se limitam a: matricular-se em uma instituição de ensino e continuar sua estadia como estudante, ou ficar apenas com o status de visitante.

Contudo, se o solicitante do PGWP posteriormente receber uma oferta de trabalho, o cônjuge poderá, então, aplicar para o visto de trabalho.

Quanto tempo demora para sair? Quanto custa?


Segundo o site oficial do governo canadense, o tempo de processamento 

é de 120 dias (informação coletada em outubro de 2019). O site é atualizado constantemente, mas é importante notar que ele pode variar de caso a caso.

Quanto ao custo, atualmente o valor da taxa para aplicação do PGWP é de CAD $255.00.

Quantas vezes eu posso aplicar?


Você só pode aplicar para o PGWP uma vez na vida – Por isso, se você pretende trabalhar em tempo integral ou até imigrar para o Canadá, sugerimos que você complete um curso de pelo menos dois anos, para que assim, tenha mais tempo com uma permissão de trabalho para adquirir sua experiência canadense. 

E a vida após o Post Graduation Work Permit?


Imigrar Canadá

Sabemos que o preço para estudar em um College no Canadá não é pouco – e o período do PGWP é uma ótima oportunidade para recuperar um pouco desse investimento. Contudo, se você pretende ficar no Canadá após seu período de trabalho com o PGWP, é bom começar a se planejar desde cedo!

Se você pretende apenas continuar apenas com seu visto de trabalho, a sua opção é o visto de trabalho com patrocínio através do processo chamado LMIA (Labor Market Impact Assessment). Contudo, mantenha em mente que esse é um processo arriscado, visto que é feito pelo empregador e é necessário comprovar que não há candidatos canadenses que atendam aos requisitos daquela vaga. Se você quer saber mais, assista o vídeo dos nossos parceiros e-Visa Immigration Services sobre o LMIA no Youtube.

Agora, se você é cidadão brasileiro e já está decidido a imigrar para o Canadá de vez, agende uma consulta com os nossos parceiros da e-Visa Immigration Services, e eles te ajudarão na aplicação para a residência permanente através do CEC (Canadian Experience Class. Para qualificar para esse programa, é necessário:

Pelo menos um 1 de experiência de trabalho no Canadá nos últimos 3 anos. (em NOCs 0, A ou B – para saber mais sobre NOCs, visite o canal no Youtube dos nossos parceiros da e-Visa Immigration Services).
Atingir o nível de conhecimento de idioma necessário para o seu trabalho através de uma das provas oficiais. (CELPIP General Test ou IELTS General Training para inglês; TEF ou TCF para francês).

———-

Seja para ficar um tempo ou morar no Canadá, a Canucks está aqui para te auxiliar durante todo o processo. Com a nossa parceria com a e-Visa Immigration, estaremos do seu lado desde a escolha de curso e instituição certa para você até a conquista do visto de trabalho e a tão sonhada residência permanente! Entre em contato agora e agende uma consulta com um de nossos especialistas em intercâmbio, vistos e imigração.